segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sistema de Cooperativa para consumo e serviços

Desde ano passado os valores de taxa de condomínio, pelo menos em prédios, subiu consideravelmente, e um dos fatores de peso no custo dos condomínios são os serviços terceirizados... é justo que contratar uma empresa para fornecer porteiros ou faxineiros custe um pouco mais do que contratar diretamente, pois oferece vantagens. Mas quando o custo é alto e ao invés de resolver problemas, a empresa terceirizada se torna fonte de problemas e dor de cabeça, o que fazer? Trocar de empresa, ou...

Estive conversando com outros moradores no condomínio onde moro, sobre problemas com a empresa terceirizada, e me lembrei de uma alternativa muito interessante... ao invés de empresa terceirizada, seria muito melhor contratar funcionários através de uma Cooperativa de Serviços. Melhor para todos, pois os funcionários podem receber um salário maior.

Como massoterapeuta trabalho como autônomo, porém alguns colegas optam por abrir empresas, devido a necessidade de um CNPJ, apesar das complicações. Abrir empresa é uma grande confusão, com toda a burocracia e carga tributária absurda que temos no Brasil. Com encargos trabalhistas pesados, trabalhar como empregado nem sempre é atraente, além de custar caro para as empresas.

Quando eu estava no curso técnico em Massoterapia, tivemos um trabalho de projeto de negócios ao final do curso, e assistindo a apresentação de um grupo de outra turma, achei muito interessante a solução de uma cooperativa. Já tive a experiência de trabalhar como cooperado e gostei, mas faz um bom tempo e eu não entendia muito bem o sistema.

Eu não tenho empresa e não tenho interesse, gosto de simplificar as coisas e não de complicar. Tenho apenas registro como autônomo e estou satisfeito, mas se tivesse necessidade de formalização, acho muito mais interessante trabalhar como cooperado em uma Cooperativa de Serviços justa e bem administrada do que enfrentar toda a dor de cabeça de abrir e administrar uma empresa, apenas para fazer massagens.

O sistema de Cooperativa não é muito aproveitado no Brasil, sendo mais comum entre produtores rurais, que dão ótimos exemplos de organização. Em minha terra natal existe também um ótimo exemplo de Cooperativa, na pequena cidade de Inúbia Paulista, região Centro-Oeste do Estado de São Paulo. Um supermercado cooperativo que começou pequeno e se tornou um gigante, desproporcional para a pequena cidade, atraindo clientes de toda a região, que pegam estrada para fazer compras. Um mercado com preços melhores do que os grandes atacados de grandes cidades como Campinas.

COCIPA - Inúbia Paulista, região da Alta Paulista : http://www.cocipa.com.br

Outra ótima aplicação para o sistema de cooperativas são as escolares. Escolas organizadas em forma de cooperativa podem ser administradas de maneira democrática e oferecer um baixo custo, pois as cooperativas não visam lucro para uma empresa ou empresário, visam o benefício comunitário. Escolas cooperativas podem oferecer bons salários para professores e trabalhadores, qualidade de ensino e baixo custo, comparado as escolas particulares.

O sistema de Cooperativa é um ótimo sistema raramente aproveitado no Brasil... temos alguns poucos e ótimos exemplos de cooperativas em vários setores da economia. Mas claro, como tudo no Brasil, deve ser acompanhado de perto pelos cooperados, com cuidado, em nossa sociedade corrupta onde proliferam oportunistas gananciosos, que metem a mão nos cofres de muitas cooperativas, o que acaba atrapalhando o sucesso deste sistema de organização social.

2 comentários:

  1. Ae Coelho além disso tem o fator das administradoras de condominio jah ter um puta esquema para fraudar a contabilidade dos moradores e raxar a grana com o sindico, isso sim é o que realmente conta. Minha foi sindica do meu prédio e ela baixou em em 50% o preço do condominio. Foi só ela sair que as coisas retornaram com o antigo sindico fdp.
    Vergonha do povo brasileiro!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. puts... 50% eh foda heim, sem sujeira ja ta caro... aqui nao tem adm, mas ja teve sindico ladrao, tem muitos fdp por ai... foda... esse povo, tem o governo que merece e a "justiça" que merece... e nos pagamos caro... por isso nao podemos ficar assistindo calados... ta na hora de se mecher e tentar mudar esse pais...

    ResponderExcluir

comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens mais lidas da semana

Foro de São Paulo + Marxismo Cultural = Golpe Comunista



vídeos no youtube

Partido Nazista no Brasil, Socialismo e Comunismo - Daniel Coelho
BOLSONARO FALA EM VEADOS E CITA DATENA
PALAVRA ABERTA - COMISSÃO DA VERDADE - Jair Bolsonaro
Entrevista com o Cabo Anselmo no Canal Livre da TV Bandeirantes (1/9)
Entrevista com o Cabo Anselmo ao Dextra
Julio Severo concede entrevista exclusiva ao Dextra
Destruindo chavões socialistas - Leonardo Bruno
Mitos do liberalismo e socialismo - Filipe Altamir
10 anos da morte de Celso Daniel do PT. Lucia Hippolito para rádio CBN
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 1/2
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 2/2
Silas Malafaia em audiência do PLC 122 em 29 de novembro de 2011
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (01/02)
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (02/02)
Yuri Bezmenov - Marxistas, os idiotas úteis
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos Marxistas
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos marxistas - II


Olavo de Carvalho

Conselho de Olavo aos Brasileiros - Fujam do mundo melhor !!!
A Diferença entre Socialismo e Comunismo
Caetano Veloso e intelectuais de esquerda acordam para projeto totalitário do PT
O PT e o Desarmamento do Brasil
Governo, Farc e Foro de S. Paulo (prof. Olavo de Carvalho)
O Foro de São Paulo e o Neo-Comunismo
True Outspeak - Terrorismo e Foro de São Paulo
Ódio Esquerdista, Vitimismo Negro e Coitadismo Feminino
Escravidão, etnias, miscigenação, cotas raciais, racismo — TO 02/12/09
O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho explica o comunismo completamente (Parte 1)
Olavo de Carvalho explica o regime militar brasileiro
Casamento gay e Caos Jurídico no Brasil
Olavo de Carvalho - O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho Explica Porque Esquerdista não é Igual a Pessoa Normal