sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rock in Rio, festival de comédia


Minha nossa, pelo pouco que vejo a Globo, algum jornal as vezes e Fórmula 1, imagino a putaria que deve estar na programação sobre o Rock in Rio, um festival que começou tão bem, em uma primeira edição em 1985 com uma lista de bandas de fazer inveja pra qualquer festival de boa música já realizado no mundo... em 1991 já não foi tão espetacular, em 2001 já era motivo de piada, até que avacalhou de vez com as edições do "Rock in Rio" em Lisboa, Madri e sei lá mais onde... essa 4ª edição do Rock in Rio no Rio de Janeiro, pelo menos, é no Rio mesmo, mas manter o nome Rock in Rio ainda é uma piada...

Pensar que na primeira edição em 1985 contou com Queen no auge, uma nova banda de Heavy Metal que fazia seu primeiro show no Brasil, Iron Maiden, além de outros nomes já consagrados como Scorpions, Ozzy Osbourne e AC/DC! Sei que estou esquecendo alguma coisa, mas eu era um bebê quando esse festival histórico aconteceu... imaginar Queen, AC/DC, Ozzy Osbourne e Iron Maiden no mesmo festival já é um fato histórico, pensar que isso aconteceu no Brasil em 1985, é quase inacreditável... até dá alguma esperança para o futuro desse país, pensar que já vivemos dias melhores...

Em 1991, Guns 'n' Roses na turnê de Use Your Illusion, Megadeth e Judas Priest, um belo festival, mas comparado ao 1º já não era tão surpreendente. Pode ser que tenha tido algumas tosqueiras em 85 e 91, nunca vi a lista completa das bandas que tocaram, mas pelas melhores não tem dúvidas que era um festival imperdível, assim como os Monsters of Rock dos anos 90 em São Paulo. O Live 'n' Louder foi o último grande festival decente de Metal que ocorreu no Brasil.

Claro que pra quem prefere Metal, um festival de Rock não é tão atraente, mas também não precisava avacalhar tanto quanto o Rock in Rio em 2001... entre as maiores atrações estava a Britney Spears, que deu vexame fingindo que cantava, e a maior atração de todas pelo retorno e expectativa, Guns 'n' Roses. Que se não contava com a formação clássica, pelo menos havia a esperança de uma banda decente, e só de ver Axl Rose de volta aos palcos já seria um grande acontecimento. Que Axl tratou de estragar com aqueles palhaços no palco, um idiota com um balde na cabeça no lugar do Slash, e pra completar o desastre, uma escola de samba no palco... eu deixei de ser fã do Axl Rose naquele dia, e era meu maior ídolo no Rock.

Aquele Rock in Rio III marcou a virada de um festival de música que marcou a história para uma verdadeira comédia. Sandy e Júnior, a dupla favorita de menininhas de 12 anos, os maiores nomes da música pop nacional naquela época, em um festival que se dizia "Rock"? Abrindo pra Britney Spears? E ainda queriam culpar os "rockeiros" que jogaram latas e garrafas no Carlinhos Brown enquanto esperavam ansiosos pra ver Guns 'n' Roses? Acho que foi tudo planejado... colocaram o Carlinhos Brown pra esgotar a munição do público, pra não transmitir ao vivo pro mundo inteiro uma chuva de latas e garrafas na escola de samba... o resto do mundo deve ter pensado que os brasileiros adoraram a participação especial... bom, sambistas e pagodeiros talvez, mas rockeiros e metaleiros... eu perdi o respeito pelo Axl Rose.

Esse ano o Axl volta com esse Guns 'n' Roses engana trouxa, que até teria alguma dignidade se não usasse o sagrado nome Guns 'n' Roses... até seria legal se fosse só Axl, carreira solo, ou qualquer outro nome... a grande atração para os metaleiros, pelo menos no papel, é a banda mais comercial da história do Metal, que não merece mais ser considerada Metal, estilo que eles diziam que morreu a 20 anos atrás... Metallica não merece respeito, modistas que inventaram e se tornaram os melhores do Thrash Metal, pra depois de 10 anos começar a seguir tendências de moda da indústria fonográfica americana... a única coisa que salva é o Motorhead, e hoje descobri que o Angra também vai tocar.

Porque esse Rock in Rio IV é uma piada, de tanto mal gosto, que deve ser o último Rock in Rio, não porque o mundo vai acabar, mas porque não é possível continuar com esse vexame, chamar de Rock in Rio um festival com Ivete Sangalo e Claudia Leite... porque não chama de Axé in Rio? Música Bahiana in Rio? Pop in Rio? Mas Rock in Rio? Em Lisboa e Madri? Só no Brasil mesmo, como tem gente que não tem noção do ridículo... eu nem ia falar nada dessa patifaria, mas essa semana vi que as grandes estrelas do 1º dia são uma cantora chamada Riana, que nunca ouvi, e Elton John... tudo bem, até gosto do Elton John, tem muitas músicas ótimas, mas o que isso tem a ver com Rock? Bom, ele até tem algumas músicas dignas de Rock... mas em geral, esse festival virou uma comédia...

Se pelo menos tivessem o bom senso de usar um nome adequado, que pudesse abranger de música bahiana a Metal, passando por Pop e Rock, tudo bem... mas chamar de Rock in Rio um festival que tem axé e mais pop do que rock... e ainda fazer em qualquer outra cidade que não o Rio de Janeiro... é tão ridículo que pede pra ser criticado, só pelo nome mesmo. Porque se fosse outro nome, seria um grande festival de música que só iria merecer elogios. Mas chamar de Rock in Rio é piada, uma comédia, pra ser educado.

Halford e Iron Maiden, a salvação do Rock in Rio III ...

Halford: Resurrection [en vivo Rio '01]

Iron Maiden - Intro + The Wicker Man - Rock In Rio 19/01/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens mais lidas da semana

Foro de São Paulo + Marxismo Cultural = Golpe Comunista



vídeos no youtube

Partido Nazista no Brasil, Socialismo e Comunismo - Daniel Coelho
BOLSONARO FALA EM VEADOS E CITA DATENA
PALAVRA ABERTA - COMISSÃO DA VERDADE - Jair Bolsonaro
Entrevista com o Cabo Anselmo no Canal Livre da TV Bandeirantes (1/9)
Entrevista com o Cabo Anselmo ao Dextra
Julio Severo concede entrevista exclusiva ao Dextra
Destruindo chavões socialistas - Leonardo Bruno
Mitos do liberalismo e socialismo - Filipe Altamir
10 anos da morte de Celso Daniel do PT. Lucia Hippolito para rádio CBN
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 1/2
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 2/2
Silas Malafaia em audiência do PLC 122 em 29 de novembro de 2011
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (01/02)
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (02/02)
Yuri Bezmenov - Marxistas, os idiotas úteis
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos Marxistas
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos marxistas - II


Olavo de Carvalho

Conselho de Olavo aos Brasileiros - Fujam do mundo melhor !!!
A Diferença entre Socialismo e Comunismo
Caetano Veloso e intelectuais de esquerda acordam para projeto totalitário do PT
O PT e o Desarmamento do Brasil
Governo, Farc e Foro de S. Paulo (prof. Olavo de Carvalho)
O Foro de São Paulo e o Neo-Comunismo
True Outspeak - Terrorismo e Foro de São Paulo
Ódio Esquerdista, Vitimismo Negro e Coitadismo Feminino
Escravidão, etnias, miscigenação, cotas raciais, racismo — TO 02/12/09
O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho explica o comunismo completamente (Parte 1)
Olavo de Carvalho explica o regime militar brasileiro
Casamento gay e Caos Jurídico no Brasil
Olavo de Carvalho - O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho Explica Porque Esquerdista não é Igual a Pessoa Normal