sexta-feira, 29 de julho de 2011

35 anos da FIAT no Brasil com o 147

ando muito filosófico ultimamente, postando pouco e escrevendo muito... postei pouco sobre carros, sempre gostei de carros e automobilismo, desde criança... achava que ia postar mais sobre carros, mas com tantos assuntos importantes nesse fim de mundo...


enfim, algumas semanas atrás vi uma postagem no blog do Flávio Gomes sobre os 35 anos do FIAT 147, carro que marcou a chegada da FIAT ao Brasil, a quarta daquelas quatro grandes montadoras que durante tanto tempo dividiram o mercado automobilístico brasileiro.

tive vontade de postar aqui também sobre os 35 anos da FIAT no Brasil e o 147, o tempo foi passando, fui deixando pra lá, afinal tem muita coisa que penso, passa e acabo não escrevendo ou postando... mas não sei por que, não me sai da cabeça escrever sobre isso... então vamos acabar logo com isso...

adoro os carros da FIAT, especialmente os mais antigos, a FIAT não escapa da regra que todas as montadoras do mundo estão fazendo carros cada vez piores e mais feios... mas os carros da FIAT são os mais gostosos de dirigir, de todos que já experimentei.


Não existe carro mais gostoso de dirigir do que o FIAT Uno, não esse novo, que ainda não dirigi, mas o bom e velho Uno quadrado. É o meu carro favorito pra dirigir. Dos que eu já dirigi, claro... nunca experimentei um Porsche, mas por enquanto o Uno é meu favorito. É duro, responde na lata, você sente o carro. Chevrolet é macio, FIAT é firme, duro. Não gosto da embreagem da Volkswagen e do câmbio da Ford.

Talvez essa rigidez da FIAT seja a causa do maior problema de seus carros, resistência mecânica abaixo da média. Se a gente sente o carro mais duro e rígido, a máquina também sente, e o desgaste material é maior. Por isso entre as quatro grandes, é mais difícil ver carros antigos da FIAT rodando por aí em bom estado de conservação do que Ford, Volkswagen e Chevrolet, que talvez por serem tão macios os carros sejam tão resistentes.

O FIAT Uno clássico é meu carro favorito pra dirigir, uma delícia de carro, além de bonito, simples e elegante com suas linhas retas e básicas. Mas seu antecessor não deve em nada em design, pelo contrário, o FIAT 147 é um carro absurdamente lindo, ainda mais bonito que o FIAT Uno, e na história da FIAT no Brasil, acho que o 147 só não é o mais bonito porque fica atrás do Tempra, aquele sim um carro tremendamente lindo, e também gostoso de dirigir. Palio também é gostoso, mas perde para o Uno, que é insuperável.


Aliás o Palio também é outro, assim como os sucessores do Tempra... parece que os engenheiros e designers olham para os carros na linha de montagem, planejando os próximos modelos e as alterações, e ficam pensando o que podem fazer para piorar os carros e deixá-los mais feios. Parece que os engenheiros tem prazer em estragar os carros. Olha só as belezas que víamos nas ruas a 30, 40 anos atrás, as ruas dominadas por FIAT 147, Fusca, Kombi, Brasília, Variant, Opala, Chevette, Corcel, Galaxie, DKW e tantas outras maravilhas... hoje nas ruas só vemos carros chatos e sem graça...

O novo Uno até que é bonitinho, mas ficaria bem melhor com um motor elétrico... mas ainda prefiro o bom e velho Uno quadrado. Esses engenheiros não tem coração... aliás a FIAT devia se aproveitar melhor de ser dona da Ferrari e aprender a fazer carros com o coração... se bem que as Ferraris de hoje também não são mais as mesmas dos tempos do velho Enzo Ferrari, aquele sim sabia fazer carro...

Vale lembrar também que hoje a FIAT é a montadora que mais contribui para o automobilismo no Brasil, investindo nas categorias promovidas pela família do Felipe Massa, o Trofeo Linea e aquela fórmula. Automobilismo brasileiro que anda tão maltratado... a Chevrolet só empresta nome a Stock Car, e deve contribuir com algum patrocínio... mas a FIAT realmente colabora, a bastante tempo, desde aqueles ótimos campeonatos de FIAT Uno que chegavam a contar uns 50 carros no grid, se não me engano... onde o pai e o tio do Felipe Massa corriam.

enfim... vou caprichar na seleção de fotos desses belos carros...

O pequeno notável - Fiat 147 no Best Cars

http://bestcars.uol.com.br/classicos/147-1.htm

não se fazem mais carros pra macho
http://tocadocoelhovoador.blogspot.com/2010/12/nao-se-fazem-mais-carros-pra-macho.html
Nikola Tesla Motors Roadster
http://tocadocoelhovoador.blogspot.com/2010/12/nikola-tesla-motors-roadster.html
Rolls-Royce
http://tocadocoelhovoador.blogspot.com/2010/12/rolls-royce.html
Preston Tucker, visionário americano
http://tocadocoelhovoador.blogspot.com/2010/12/preston-tucker-visionario-americano.html
João Gurgel, visionário brasileiro
http://tocadocoelhovoador.blogspot.com/2010/06/joao-gurgel-visionario-brasileiro.html
Fusca, a obra-prima do artista Adolf Hitler
http://tocadocoelhovoador.blogspot.com/2010/06/fusca-obra-prima-do-artista-adolf.html
Citroen 2CV
http://tocadocoelhovoador.blogspot.com/2010/03/citroen-2cv.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens mais lidas da semana

Foro de São Paulo + Marxismo Cultural = Golpe Comunista



vídeos no youtube

Partido Nazista no Brasil, Socialismo e Comunismo - Daniel Coelho
BOLSONARO FALA EM VEADOS E CITA DATENA
PALAVRA ABERTA - COMISSÃO DA VERDADE - Jair Bolsonaro
Entrevista com o Cabo Anselmo no Canal Livre da TV Bandeirantes (1/9)
Entrevista com o Cabo Anselmo ao Dextra
Julio Severo concede entrevista exclusiva ao Dextra
Destruindo chavões socialistas - Leonardo Bruno
Mitos do liberalismo e socialismo - Filipe Altamir
10 anos da morte de Celso Daniel do PT. Lucia Hippolito para rádio CBN
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 1/2
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 2/2
Silas Malafaia em audiência do PLC 122 em 29 de novembro de 2011
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (01/02)
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (02/02)
Yuri Bezmenov - Marxistas, os idiotas úteis
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos Marxistas
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos marxistas - II


Olavo de Carvalho

Conselho de Olavo aos Brasileiros - Fujam do mundo melhor !!!
A Diferença entre Socialismo e Comunismo
Caetano Veloso e intelectuais de esquerda acordam para projeto totalitário do PT
O PT e o Desarmamento do Brasil
Governo, Farc e Foro de S. Paulo (prof. Olavo de Carvalho)
O Foro de São Paulo e o Neo-Comunismo
True Outspeak - Terrorismo e Foro de São Paulo
Ódio Esquerdista, Vitimismo Negro e Coitadismo Feminino
Escravidão, etnias, miscigenação, cotas raciais, racismo — TO 02/12/09
O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho explica o comunismo completamente (Parte 1)
Olavo de Carvalho explica o regime militar brasileiro
Casamento gay e Caos Jurídico no Brasil
Olavo de Carvalho - O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho Explica Porque Esquerdista não é Igual a Pessoa Normal