quarta-feira, 1 de junho de 2011

100 anos de Indy 500

lindo carro vencedor da 1ª 500 Milhas de Indianápolis, em 1911
PHOTOS: Indy 500 Museum 2011
IMS assembles the largest collection of winning Indy 500 cars in one place
to celebrate the 100th anniversary of the first race held in 1911.

impressionante, 100 anos das 500 Milhas de Indianápolis, a corrida mais tradicional do automobilismo... não assisti a corrida, não tenho paciência pra assistir a Indy... começando pelo festival de bandeiras amarelas intermináveis, motivadas por qualquer bobagem... entre 1996 e 97, assisti quase todas as corridas da Indy, mas enjoei... bastava um carro rodar na pista pra uma bandeira amarela durante 5 voltas... em pista mista!

Também é muito chato assistir corridas em ovais pela TV... lá nas arquibancadas deve ser sensacional, provavelmente mais legal do que assistir uma corrida em pista mista... mas pela TV, oval é muito chato... com tantas voltas em bandeira amarela então, é demais... mas apesar de tudo, a fórmula da Indy é muito mais esportiva que a Fórmula 1... os carros são rústicos, não tem muita tecnologia, os freios não são tão absurdos quanto os de F-1, sendo esses freios perfeitos da F-1 o maior motivo da falta de ultrapassagens... os carros freiam tão dentro que não sobra espaço...

A Indy é legal por sua esportividade, baixo custo comparado a F-1... as equipes comprem o equipamento dos fabricantes e o que faz diferença são o braço e a mente dos pilotos, engenheiros e mecânicos, enquanto na F-1 a disputa mais decisiva é quem consegue a melhor aerodinâmica, nos mínimos detalhes... a competição mais acirrada da F-1 se dá nos softwares de dinâmica de fluídos... agora pra melhorar um pouco resolveram colocar pneus que desmancham e asas móveis só para quem ataca...

Não ando vendo muita graça em assistir corridas a muito tempo... o mais legal são os carros... os carros são espetaculares, o que eu queria mesmo era pilotar uma belezinha dessas... meu sonho de infância era ser piloto de corridas, sonho que ainda espero realizar, brincando de kart... mas pelo jeito também vai ser difícil... o kartismo no Brasil está ameaçado de extinção... as taxas custam mais do que os custos de manutenção... correr de kart ficou caro demais, só tendo muita grana... correr de carro então, sai de baixo... resultado disso, apenas alguns podres de ricos podem correr, o que impede uma seleção de pilotos pelo braço, limitando a brincadeira pelo bolso... o alto custo elevou o nível técnico e baixou o nível de talento natural dos pilotos, secando a fonte de grandes talentos que o Brasil foi um dia...

carro da primeira vitória de Emerson Fittipaldi na Indy 500, em 1989
PHOTOS: Indy 500 Museum 2011
IMS assembles the largest collection of winning Indy 500 cars in one place
to celebrate the 100th anniversary of the first race held in 1911.

Mas enfim, a Indy é uma categoria interessante, e ficaria melhor ainda se acabassem com a frescura excessiva de bandeiras amarelas e tivessem mais coragem de encarar a chuva... mas também alguns pilotos mais talentosos fariam muito bem pra Indy... Alessandro Zanardi dava espetáculos, e poderia pilotar tranquilamente em ovais... Greg Moore também foi uma grande perda...

Mas a maior atração que a Indy poderia conseguir, um tremendo ganha-ganha, seria o retorno de Jacques Villeneuve, um grande piloto bom demais para os delicados carros de F-1, que voltaria a dar show na Indy... se o Villeneuve voltasse eu não perderia nenhuma corrida da Indy... um dos pilotos que sou fã... também seria interessante ver o Raikkonnen na Indy, acho que ele gostaria... e seria um espetáculo... imagine, Montoya, Raikkonen e Villeneuve na Indy, faria a Fórmula 1 parecer uma competição de donzelas, onde vence quem pilotar mais delicadamente... a Indy é pra macho, rudeza!


Agora... quem eu gostaria muito de ver na Indy seria Rubens Barrichello, dando uma aula de pilotagem, ganhando tudo e calando a boca de todos os críticos. Rubinho, por favor considera a Indy depois da F-1! O Rubinho poderia correr mais uns 10 anos na Indy e colecionar títulos, que ele não conseguiu no ambiente político e cheio de frescuras da F-1... na Indy o Rubinho provaria ser um dos melhores pilotos de todos os tempos.

Meu sonho seria assistir a Indy em pistas mais interessantes, com bandeiras amarelas moderadas e um show de pilotos como Barrichello, Villeneuve e Montoya... nada contra quem está lá hoje, acompanhei a chegada do Tony e do Hélio, torci pra eles desde a Indy Lights... mas não assisto a Indy a muito tempo, não tenho paciência com tantas bandeiras amarelas... enfim...

Aproveitando, gostaria de lembrar essa idéia... aquela pista de rua em São Paulo é muito chata... todos sonham com a restauração do traçado antigo de Interlagos... eu acho que a Indy seria um espetáculo no traçado original, a motivação que faltava para restaurar e justificar o investimento com retorno financeiro... seria ótimo para a Indy, para Interlagos e para São Paulo... e acho que o Bernie não se incomodaria... mas vai saber...

Indy em Interlagos
http://tocadocoelhovoador.blogspot.com/2009/12/indy-em-interlagos.html

e mais uma observação... 100 anos de Indy 500... o automobilismo está ficando velho, e a indústria automobilística está ficando ultrapassada... não está acompanhando a mudança de consciência em um mundo que percebe a necessidade de mudanças... petróleo é coisa do passado... está demorando para a indústria automobilística começar a mudar, e o automobilismo também, ser quiser acompanhar as mudanças e continuar relevante...

está demorando para surgirem categorias de competição de carros híbridos, elétricos... nem as competições entre carros solares que já existiam a 15 anos atrás, não tenho ouvido falar ultimamente... desse jeito, quando a indústria e o esporte a motor acordarem será tarde demais... serão uma sombra do passado em um mundo que olha para o futuro... nesse mundo, o automobilismo de hoje não terá nada de interessante para oferecer ao público... nem ao mercado... eu sonho em um dia ver carros elétricos de Fórmula 1... e esse dia vai chegar, se a Fórmula 1 sobreviver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens mais lidas da semana

Foro de São Paulo + Marxismo Cultural = Golpe Comunista



vídeos no youtube

Partido Nazista no Brasil, Socialismo e Comunismo - Daniel Coelho
BOLSONARO FALA EM VEADOS E CITA DATENA
PALAVRA ABERTA - COMISSÃO DA VERDADE - Jair Bolsonaro
Entrevista com o Cabo Anselmo no Canal Livre da TV Bandeirantes (1/9)
Entrevista com o Cabo Anselmo ao Dextra
Julio Severo concede entrevista exclusiva ao Dextra
Destruindo chavões socialistas - Leonardo Bruno
Mitos do liberalismo e socialismo - Filipe Altamir
10 anos da morte de Celso Daniel do PT. Lucia Hippolito para rádio CBN
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 1/2
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 2/2
Silas Malafaia em audiência do PLC 122 em 29 de novembro de 2011
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (01/02)
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (02/02)
Yuri Bezmenov - Marxistas, os idiotas úteis
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos Marxistas
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos marxistas - II


Olavo de Carvalho

Conselho de Olavo aos Brasileiros - Fujam do mundo melhor !!!
A Diferença entre Socialismo e Comunismo
Caetano Veloso e intelectuais de esquerda acordam para projeto totalitário do PT
O PT e o Desarmamento do Brasil
Governo, Farc e Foro de S. Paulo (prof. Olavo de Carvalho)
O Foro de São Paulo e o Neo-Comunismo
True Outspeak - Terrorismo e Foro de São Paulo
Ódio Esquerdista, Vitimismo Negro e Coitadismo Feminino
Escravidão, etnias, miscigenação, cotas raciais, racismo — TO 02/12/09
O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho explica o comunismo completamente (Parte 1)
Olavo de Carvalho explica o regime militar brasileiro
Casamento gay e Caos Jurídico no Brasil
Olavo de Carvalho - O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho Explica Porque Esquerdista não é Igual a Pessoa Normal