domingo, 5 de dezembro de 2010

Ordem e Progresso do Metal Nacional

Essa semana saiu no Whiplash o desabafo do vocalista do Karma / Shaman...
Thiago Bianchi: "Levantem e mordam!"
http://whiplash.net/materias/news_857/119453-shaman.html
Thiago Bianchi: carta de agradecimento e comprometimento
http://whiplash.net/materias/news_856/119985-shaman.html

É compreenssível a frustração de qualquer músico do Metal Nacional com a falta de retorno financeiro com seu trabalho, muito aquém do que merecem, mesmo para os de maior sucesso. Porém gostaria de aproveitar a oportunidade para algumas críticas que penso a muito tempo, muitos anos, críticas construtivas, e também comentar algumas idéias que gostaria de compartilhar e desenvolver, não tenho experiência, não sei tocar nada, mas gostaria de ajudar a fortalecer o Metal Nacional.

Pra começar, é óbvio que o mercado nacional não sustenta nenhuma banda de Metal. Angra e Sepultura apenas se sustentam graças ao sucesso internacional, pois se dependesse do Brasil, da renda com shows e vendas de produtos no Brasil, não estariam na estrada a tanto tempo... mas pensando bem, banda nenhuma se sustentaria apenas com o público brasileiro... se o Iron Maiden dependesse dos lucros que vêm do Brasil, estariam fodidos... mas imaginem se o Iron Maiden ficasse restrito ao seu mercado natal, fazendo shows e vendendo produtos apenas na Inglaterra, a terra natal do Metal? Estariam fodidos. Desde o começo da banda o Iron Maiden já fazia turnês e shows em outros países da Europa, desde antes do primeiro disco, e desde o primeiro disco já faziam shows no Japão. Se ficassem na Inglaterra, precisariam dar aulas para se sustentar.

Comparemos o Brasil com os Estados Unidos, temos muito em comum. Grandes países separados da Europa pelo Oceano Atlântico... os maiores países das Américas. Assim como no Brasil, muitas bandas americanas passam dificuldades. Apesar de uma população muito maior, muito mais dinheiro, muito mais lucros, um sistema de transportes melhor e mais barato... vejam a situação de bandas como o Savatage, uma ótima banda, que acabou e hoje alguns de seus membros ganham dinheiro com uma banda de músicas natalinas, com coral e tudo... e ganham dinheiro mesmo. Me lembro da tristeza com que li a carta de despedida e anúncio do fim do Savatage, e do desabafo de que eles sustentavam a banda com dinheiro do próprio bolso... vejam quantas boas bandas americanas passam dificuldades.

A grande vantagem das bandas européias está na geografia, assim como o maior problema das bandas brasileiras está na geografia. Os países europeus são bem menores e mais povoados, basta embarcar no ônibus para uma turnê tocando em diversas grandes cidades a uma curta distância... no Brasil a distância entre as grandes cidades é bem maior, os custos aumentam e os lucros são limitados, somos mais pobres que os europeus. O Brasil é do tamanho da Europa, uma turnê de ônibus pode percorrer Espanha, França, Alemanha e Inglaterra facilmente, fazendo dezenas de shows. Uma turnê bem planejada reduz em muito os custos, aumentando os lucros. Isso não existe no Brasil. As bandas fazem poucos shows, em cidades muito distantes.

Já andei pensando se seria viável embarcar os membros de algumas bandas em um ônibus para fazer uma turnê percorrendo várias cidades, uma turnê planejada para reduzir custos, uma sequência racional de cidades próximas, shows bem promovidos, com algumas bandas tocando juntas na mesma noite, promovendo seu trabalho, vendendo seus produtos, conhecendo o pessoal de todas as cidades, em contato com o público, um custo reduzido, mas também um lucro limitado. Seria desgastante e exigiria dedicação integral, vários dias na estrada. Nada que toda grande banda não tenha passado no início, mas a grande dificuldade seria deixar mulher e trabalho apenas para tocar com a banda. Dificulta quando os membros precisam trabalhar fora da banda para se sustentar... ainda assim não bastaria. Não daria pra viver com os lucros de shows e vendas no Brasil.

É preciso viajar e fazer shows no mundo inteiro, vender produtos no mundo inteiro, assim como todas as bandas européias. Por isso todas as bandas de Metal precisam escrever em inglês, até mesmo na Alemanha, por mais forte que o Metal seja lá. Mesmo na Noruega, Finlândia, por mais forte que seja a cena, somos uma minoria em qualquer país, as bandas precisam de um mercado global para se sustentar. Não basta esperar lucros no Brasil, é preciso correr atrás, bandas que não fizerem turnês pela Europa estão condenadas.

Mas acima de tudo, para ganhar dinheiro com Metal não basta uma banda ser formada por ótimos músicos, é preciso talento natural para tocar, compor e escrever boas letras. Não basta juntar palavras em letras estúpidas. É preciso um diferencial, uma personalidade musical diferenciada. Vejam quantas boas bandas formaram a NWOBHM, e apenas duas sobreviveram, sendo que o Saxon, a segunda, não passa de figurante. Tem muita banda boa, e músicos com técnica existem muitos. Talento é muito mais importante que técnica, basta comparar o gênio Slash com o chato Yngwie Malmsteen.

Outro problema é cultural: superar o problema de ganhar dinheiro. Dinheiro não é problema, é solução, e ganhar dinheiro honestamente é ótimo. Música comercial é repugnante, porém ganhar dinheiro com música honesta é fundamental. É preciso saber ganhar dinheiro com música honesta. Não é preciso fazer música para ganhar dinheiro, mas ganhar dinheiro fazendo música. Sem vergonha de ganhar dinheiro. Não é questão de ser comercial, mas de comercializar para sustentar música honesta. Não é preciso ser comercialmente nojento como o Kiss, mas ganhar dinheiro é fundamental.

Hoje em dia é difícil ganhar dinheiro com discos, mas no mercado fonográfico o Metal é o gênero menos afetado pelo mp3. Um gênero que sempre tirou lucros dos shows, nunca dependeu da mídia. Muitos músicos reclamam da falta de atenção da mídia. Sinceramente, não gosto de músicos de Metal que querem aparecer na mídia, fazer sucesso e conquistar popularidade e fama. É ótimo para o Metal ser ignorado pela mídia, e o Iron Maiden é o melhor exemplo de como a mídia não faz falta. A mídia é fundamental para música comercial, para sucessos superficiais, para modismos que são elevados e logo esgotados, para um público que não gosta de música, gosta de acompanhar a moda, pessoas que escutam qualquer coisa, que gostam de ouvir música nas rádios e acompanhar as tendências... pessoas superficiais, sem gosto musical, engolem a música do momento como bebês engolem papinha, querem apenas estar na moda e conhecer os últimos sucessos que o jabá das gravadoras tem a oferecer.

Fico feliz pela mídia ignorar o Metal, o Metal não precisa desse tipo de público superficial. Fãs de Metal são críticos, não aceitam qualquer coisa. Para ganhar dinheiro com Metal é preciso alcançar um nível muito elevado... Metal não é música popular. Metal é a música clássica da era industrial. Como a música clássica, seu público é relativamente pequeno, mas apaixonado, fiel e exigente. Por isso a música clássica é tão apreciada entre nós. Gostamos de boa música. Somos uma tribo universal, somos uma minoria em qualquer lugar do mundo, porém estamos presentes no mundo inteiro. Para uma banda sobreviver no Metal, é preciso alcançar o mundo inteiro. Banda nenhuma irá se sustentar apenas no Brasil, nem nos Estados Unidos, nem no Japão, nem na Inglaterra, Alemanha, Noruega, Finlândia, Itália...

O BMU foi uma grande iniciativa, mas apenas em São Paulo não basta. Seria preciso organizar shows do BMU em grandes cidades por todo o Brasil, cortaria custos e levaria várias bandas ao público do Brasil inteiro. Por quê não organizar festivais do BMU na Europa? Um festival de bandas brasileiras na Alemanha, Inglaterra, Espanha... levar o Metal Nacional para o mundo. É preciso organização, profissionalismo. Falta isso no Brasil. Organizar a comunidade Metal, promover grandes shows e eventos com técnica, gestão, boa administração, profissionalismo, racionalização, redução de custos, e buscar aumentar a lucratividade com vendas de produtos... imaginem o interesse de uma grande cervejaria em patrocinar grandes eventos de Metal? Agregar atrações aos eventos... encontros de motos... como é que pode não haver um grande festival de Metal em uma fazenda no Brasil? Um acampamento? Um festival de 2 ou 3 dias em uma fazenda? Com bandas estrangeiras também...

Como podem pessoas que não conhecem e não entendem, de fora da cena Metal, promover shows do Iron Maiden no Brasil? Reclamamos tanto da organização dos shows do Iron Maiden, mas somos desorganizados para promover shows... pequenos promotores isolados se matam para promover pequenos shows e festivais... precisamos nos unir, nos organizar... temos a internet, uma ferramenta de comunicação extraordinária... precisamos organizar nossa tribo localmente, e nos organizar nacionalmente, nos comunicar... tenho algumas idéias, como uma rede de repúblicas organizadas, uma sociedade organizada nacionalmente... a união faz a força... poderíamos reduzir custos organizando shows e festivais racionalmente em todo o Brasil... sei lá... dá pra fazer muita coisa, honestamente, ganhar dinheiro respeitando a nossa cultura, pois é dinheiro que está faltando, dinheiro é fundamental...

Com dinheiro no caixa, poderíamos organizar eventos cada vez melhores e maiores... atrair o apoio e interesse de grandes empresas, interessadas em um grande público... promover nossas bandas no resto do mundo... nos organizar e nos fortalecer como grupo, nossa grande tribo... enfim... tenho algumas idéias que um dia espero ter condições de colocar em prática... quem sabe unidos poderíamos conseguir... tem muita gente boa e experiente no meio, o pessoal da Roadie Crew, não conheço, mas o Airton Diniz parece ser um grande cara... tem muita gente boa... não precisamos de empresários que não entendem nossa cultura. Precisamos nos organizar, sem medo de ganhar dinheiro, para fortalecer o Metal Nacional.

Hibria - Steel Lord on Wheels

Aquaria - Humanity

Torture Squad - Horror and Torture

Tropa de Shock - Angels of Eternity

Tuatha de Danann - The Dance of Little Ones

Burning in Hell - Last of the Dragons

Fates Prophecy - Welcome to the Future

Hellish War - Defender of Metal
Tiger Cult - Wings of Doom
http://www.youtube.com/watch?v=9XeSfeNkTME


Dark Avenger - Armageddon
Dark Avenger - Morgana

Massacration - Evil Papagali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens mais lidas da semana

Foro de São Paulo + Marxismo Cultural = Golpe Comunista



vídeos no youtube

Partido Nazista no Brasil, Socialismo e Comunismo - Daniel Coelho
BOLSONARO FALA EM VEADOS E CITA DATENA
PALAVRA ABERTA - COMISSÃO DA VERDADE - Jair Bolsonaro
Entrevista com o Cabo Anselmo no Canal Livre da TV Bandeirantes (1/9)
Entrevista com o Cabo Anselmo ao Dextra
Julio Severo concede entrevista exclusiva ao Dextra
Destruindo chavões socialistas - Leonardo Bruno
Mitos do liberalismo e socialismo - Filipe Altamir
10 anos da morte de Celso Daniel do PT. Lucia Hippolito para rádio CBN
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 1/2
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 2/2
Silas Malafaia em audiência do PLC 122 em 29 de novembro de 2011
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (01/02)
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (02/02)
Yuri Bezmenov - Marxistas, os idiotas úteis
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos Marxistas
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos marxistas - II


Olavo de Carvalho

Conselho de Olavo aos Brasileiros - Fujam do mundo melhor !!!
A Diferença entre Socialismo e Comunismo
Caetano Veloso e intelectuais de esquerda acordam para projeto totalitário do PT
O PT e o Desarmamento do Brasil
Governo, Farc e Foro de S. Paulo (prof. Olavo de Carvalho)
O Foro de São Paulo e o Neo-Comunismo
True Outspeak - Terrorismo e Foro de São Paulo
Ódio Esquerdista, Vitimismo Negro e Coitadismo Feminino
Escravidão, etnias, miscigenação, cotas raciais, racismo — TO 02/12/09
O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho explica o comunismo completamente (Parte 1)
Olavo de Carvalho explica o regime militar brasileiro
Casamento gay e Caos Jurídico no Brasil
Olavo de Carvalho - O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho Explica Porque Esquerdista não é Igual a Pessoa Normal