sábado, 17 de julho de 2010

Tragédias Aéreas: GOL 1907 e TAM 3054

Hoje faz 3 anos do acidente da TAM em Congonhas, pista molhada, o Airbus A320 varou a pista e caiu sobre um prédio da TAM e um posto de gasolina... na época, ainda era notícia o desastre do Boeing 737 da GOL que caiu na Amazônia, após colidir com um jatinho da Embraer que acabara de ser comprado e seguia para os Estados Unidos... este acidente da GOL se tornara a maior tragédia aérea da história do Brasil, mas menos de 1 ano depois, ocorria o acidente da TAM... culminando com a maior crise da história da aviação no Brasil.

O primeiro acidente aéreo de grande repercussão nacional que me lembro foi a queda do helicóptero do Ulisses Guimarães, até hoje desaparecido, seu corpo nunca foi encontrado, em 1992, acho. Em 1996, um acidente de avião que chocou o Brasil, a morte dos Mamonas Assassinas, no auge da carreira, jovens, haviam acabado de estourar com o sucesso do primeiro disco. Não fazia 2 anos da morte de Ayrton Senna, mais uma grande tragédia.

No mesmo ano, 1996, o desastre da queda do Fokker 100 da TAM após decolar em Congonhas com problemas no reversor, que abriu e impediu o avião de ganhar altura... não sei se esse acidente superou um outro do início dos anos 80 na Amazônia, acho... se não me falha a memória, lembro que nesse acidente em Congonhas morreu o pai de um ator, se não me engano do Tony Ramos... foi uma tragédia, o avião estava decolando, com todo o combustível para o vôo, caiu sobre muitas casas e causou um grande incêndio... coincidentemente, 10 anos depois, mais uma sequência de duas grandes tragédias aéreas ainda maiores...

Vôo GOL 1907
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_Gol_1907


Em setembro de 2006, esse acidente se tornou a maior tragédia da história da aviação no Brasil, com 154 mortos. Aparentemente, uma colisão entre a ponta da asa de um jatinho Embraer com a fuselagem do 737 da Gol causou a queda do avião maior. Além de todas as notícias especulando as causas do acidente, a procura por corpos e destroços na floresta, os erros dos pilotos, as falhas dos radares... circulou na época um e-mail muito curioso, pra dizer o mínimo...

O autor do texto falava sobre uma equipe de cientistas brasileiros a bordo do avião. Segundo o texto, esses cientistas realizavam pesquisas sobre o uso de microorganismos em baterias elétricas, uma tecnologia revolucionária que permitiria a produção de baterias mais eficientes que as modernas baterias de lítio usadas em notebooks e celulares. Essa bateria de vírus seria mais potente, produzindo mais energia, em uma bateria menor e mais leve que as de lítio. Existem outras pesquisas sobre esse tipo de bateria, especialmente nos Estados Unidos, onde há um grande projeto sobre essas baterias. Porém, segundo o texto, o projeto brasileiro era ainda mais avançado e superava o americano. Infelizmente, a equipe de cientistas que trabalhava nesse projeto morreu no acidente.

Imaginem a importância desse projeto para o Brasil, que em 2006 ainda não estava em uma posição tão boa quanto hoje, mundial e economicamente. O primeiro mandato do Lula estava acabando, o Brasil havia melhorado muito, mas ainda não estava tão bem quanto hoje. Uma pesquisa como essa tinha um valor enorme para o país. Imaginem o valor de uma tecnologia de baterias superior a atual, de lítio, que equipa todos os celulares e computadores portáteis do mundo? Além dos carros e motos elétricos mais eficientes do mercado, que ainda necessitam de uma tecnologia superior, pois as baterias atuais ainda são muito pesadas e pouco eficientes para a indústria automobilística? Essa bateria de vírus era o pesadelo da indústria do Petróleo se realizando.

Mas, de acordo com o texto, a história real do acidente era outra... dizia que havia um mendigo americano a bordo do avião da Gol, carregando uma bomba, que explodiu causando a queda do avião. Mas nunca ouvi sobre isso na televisão, e acho que tal curiosidade não passaria despercebida da grande mídia... mas para o autor do e-mail, essa história de dois jatos se tocarem em vôo, causando a queda do grande Boeing, enquanto o pequeno jatinho ocupado por americanos pousava em segurança, estava mal contada...

Faz alguns anos e isso é o que me lembro daquele texto... bastante curioso, uma boa história para um filme sobre uma grande Conspiração... que até poderia incluir na trama o segundo acidente, da TAM...

TAM 3054
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_TAM_3054


Vários meses se passaram e o acidente com o 737 da Gol ainda era notícia, graças a toda a confusão cercando o acidente, a fragilidade do controle de tráfego aéreo exposta na mídia, o caos nos aeroportos, atrasos, a guerra entre controladores de vôo e o comando da aeronáutica... além das idéias sobre uma suposta conspiração para matar os cientistas brasileiros... mas acima de tudo, porque era o maior acidente aéreo da história do Brasil.

Neste contexto ocorreu a segunda grande tragédia, em uma noite chuvosa, um Airbus A320 da TAM não conseguiu parar na pista durante o pouso e varou a pista em alta velocidade, atravessando o aeroporto e caindo sobre um prédio da própria empresa do outro lado de uma das principais avenidas da cidade de São Paulo. Uma tragédia ocorrida no início da noite, na maior cidade do país, enquanto a população brasileira assistia aos jornais na televisão, acompanhando ao vivo a notícia do desastre no horário nobre da televisão, o horário de maior audiência da TV.

Tudo mostrado ao vivo, o incêndio, o resgate, ao contrário da tragédia anterior, ocorrida no meio da maior floresta do mundo, levando dias para localizar os destroços e semanas para resgatar todos os corpos. E para completar a comoção, uma tragédia ainda maior, matando muito mais pessoas, não apenas do avião mas também em solo.

A tragédia da TAM abafou o primeiro acidente, da Gol. Uma tragédia maior, mais mortos, dentro da cidade, transmitida ao vivo... os debates e especulações sobre o acidente da Gol foram esquecidos, pois havia uma nova tragédia ainda maior, com novas especulações em torno do caso, das causas do acidente, dos problemas na pista, problemas mecânicos, técnicos, falhas humanas... com a tragédia de Congonhas, a tragédia da Amazônia caiu no esquecimento, até completar o primeiro aniversário. Mas nunca mais foi tão discutida e lembrada quanto era até o acidente em Congonhas. As Teorias de Conspiração cairam no esquecimento, graças a um novo e maior acidente, não se falou mais naquilo... muito conveniente, não?

Explosão de Alcântara
Uma Teoria de Conspiração a menos... felizmente, pois já bastava aquela sobre a explosão da Base de Alcântara, que matou a equipe de cientistas brasileiros que trabalhava nos projetos aero-espaciais de satélites e foguetes brasileiros. Que azar tem esses cientistas brasileiros... e que sorte tem os americanos, pois eles ficaram com a base de Alcântara a disposição deles, sem os brasileiros para dividir espaço. Assim como os cientistas americanos que trabalham nas baterias de vírus, sem a concorrência dos brasileiros que desenvolviam uma tecnologia ainda mais eficiente que a deles... sem dúvida, essas Teorias de Conspiração são bastante criativas, renderiam ótimos filmes... pelo menos assim renderiam alguma coisa.

Centro de Lançamento de Alcântara
http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Lan%C3%A7amento_de_Alc%C3%A2ntara
Sagotagem base de Alcântara
http://www.midiaindependente.org/pt/red/2007/07/387523.shtml

11 de setembro
Curiosamente, todos esses acidentes ocorreram durante a presidência de George W. Bush nos Estados Unidos... assim como os ataques de 11 de setembro de 2001, alvos da maior Teoria de Conspiração da década... algo que muita gente acredita, principalmente americanos... que duvidam da história oficial...
http://www.pentagonstrike.co.uk/pentagon_bp.htm#Main
http://www.fahrenheit911.com/

Um comentário:

  1. já faz 17 anos atrás que houve uma tragédia com fokker 100 tam que era o voo 402 que decolava congonhas-RJ
    que caiu sobre as casas e explodiu. matando todos os passageiros que estavam no fokker morreram. este problema foi o combustível pesado. todas as casas foram destruídas pelo fokker, e um pedestre morreu. estava uma cena trágica em chamas espalhando tudo.

    ResponderExcluir

comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens mais lidas da semana

Foro de São Paulo + Marxismo Cultural = Golpe Comunista



vídeos no youtube

Partido Nazista no Brasil, Socialismo e Comunismo - Daniel Coelho
BOLSONARO FALA EM VEADOS E CITA DATENA
PALAVRA ABERTA - COMISSÃO DA VERDADE - Jair Bolsonaro
Entrevista com o Cabo Anselmo no Canal Livre da TV Bandeirantes (1/9)
Entrevista com o Cabo Anselmo ao Dextra
Julio Severo concede entrevista exclusiva ao Dextra
Destruindo chavões socialistas - Leonardo Bruno
Mitos do liberalismo e socialismo - Filipe Altamir
10 anos da morte de Celso Daniel do PT. Lucia Hippolito para rádio CBN
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 1/2
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 2/2
Silas Malafaia em audiência do PLC 122 em 29 de novembro de 2011
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (01/02)
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (02/02)
Yuri Bezmenov - Marxistas, os idiotas úteis
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos Marxistas
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos marxistas - II


Olavo de Carvalho

Conselho de Olavo aos Brasileiros - Fujam do mundo melhor !!!
A Diferença entre Socialismo e Comunismo
Caetano Veloso e intelectuais de esquerda acordam para projeto totalitário do PT
O PT e o Desarmamento do Brasil
Governo, Farc e Foro de S. Paulo (prof. Olavo de Carvalho)
O Foro de São Paulo e o Neo-Comunismo
True Outspeak - Terrorismo e Foro de São Paulo
Ódio Esquerdista, Vitimismo Negro e Coitadismo Feminino
Escravidão, etnias, miscigenação, cotas raciais, racismo — TO 02/12/09
O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho explica o comunismo completamente (Parte 1)
Olavo de Carvalho explica o regime militar brasileiro
Casamento gay e Caos Jurídico no Brasil
Olavo de Carvalho - O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho Explica Porque Esquerdista não é Igual a Pessoa Normal