sábado, 19 de junho de 2010

Sol - energia, radiação, pele e vitamina D


Ainda adolescente, percebi que quando tomava muito sol durante o dia, passava a noite com muito calor, mesmo que estivesse mais gelado, nem água gelada ou ventilador resolvia. A pele queimada pelo sol ardia e o calor durava a noite inteira, muito depois do sol ir embora... então percebi como o sol poderia ser nocivo e passei a evitar o sol. Quanto menos sol tomava, menos sol suportava e mais facilmente queimava. Passei a procurar a sombra sempre, usar chapéu e me cobrir como um árabe se ficar ao sol fosse inevitável.

Câncer de Pele

A muito tempo os médicos alertam para os perigos da radiação solar causar câncer de pele. A principal causa. Muita gente menospreza o câncer de pele, acha que são só manchinas na pele, mas é coisa feia... por baixo da pele, o câncer cria raízes, vou arrumar uma foto pra mostrar aqui... mata como qualquer câncer.


A maior incidência de radiação se dá entre 10 e 16 horas... deve-se evitar o sol nesse período. Tem gente que abusa e passa horas queimando ao sol nesse período para pegar uma corzinha... com frequência. Para evitar o câncer pela radiação solar, recorrem a aberração de câmaras de bronzeamento, que agora já está provado que é ainda mais perigosa que o sol. Imagine lâmpadas que queimam a pele, basta um pouco de bom senso pra perceber que tem coisa errada...


Energia Solar e Vitamina D

Passei anos fugindo e me escondendo do sol. Mais ou menos na mesma época em que passei a me esconder do sol, alguns meses a mais ou menos, comecei a perceber que tenho deficiência de potássio e descobri a fruta milagrosa que é a banana. Hoje, quase 10 anos depois, sei bem que a banana é a fruta mais rica em vitaminas e minerais, a não ser que exista alguma frutinha exótica que a supere... no início comia 5 bananas por dia, até substituir 3 bananas por porções de mamão, outra ótima fruta rica em potássio.

O que é que a banana tem?
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=864
http://www.frutasnobrasil.com/vitaminas_da_banana.html

Porém, mesmo com uma dieta rica em potássio, faltava alguma coisa. Não tenho cãimbras, mas os sintomas de fraqueza e deficiência de potássio persistiam. Até que a pouco tempo comecei a prestar atenção sobre a necessidade do sol para produção de vitamina D no organismo, até finalmente ler alguma coisa a respeito. Percebi que meu problema não era apenas, e talvez não seja, deficiência de potássio. Mas falta de vitamina D, pela falta de sol.

Vitaminas são substâncias essenciais para o metabolismo. Sem elas, as funções orgânicas ficam prejudicadas, especialmente esforço muscular, que demanda uma nutrição adequada. Então entendi porque durante todos esses anos tive problemas para fazer exercícios. Correr, nadar ou fazer musculação. Quanto mais tentava me exercitar, apesar de uma alimentação adequada, ao invés de me fortalecer, eu enfraquecia. Fazendo musculação, ao invés de aumentar a força, aumentava a fadiga. Além de um desânimo persistente.

Lendo sobre a produção de vitamina D e a fundamental importância da energia solar nesse processo, entendi meu problema. O sol é fundamental para a saúde, para produção de vitamina D, para a nutrição e o metabolismo (os mais entendidos perdoem a redundância)...

'Vitamina do Sol' pode se tornar o nutriente da década
http://www.espasaude.com.br/pdf/vitaminadosol.pdf


Energia Solar na medida certa

Enfim... tudo é bom, na medida certa. Pesquisas recentes defendem que até mesmo álcool em pequenas doses pode ser saudável. Um médico, ex-atleta olímpico, publicou recentemente um estudo recomendando cerveja para atletas.

Sol emite radiação, sol demais causa câncer de pele e destruição do colágeno, causando envelhecimento precoce da pele... as manchinhas são apenas um alerta. Negros parecem envelhecer menos, pois a alta concentração de melanina protege a pele da radiação solar, evitando o envelhecimento da pele.

Porém, tomar sol, por pouco tempo, sem exageros, é fundamental para a saúde. Por pelo menos 15 minutos por dia, justamente no perigoso período entre as 10 e 16 horas, quando a radiação solar é mais intensa. E pelo que estou começando a entender, pelo que tenho visto, o sol não apenas atua na produção de vitamina D. Aparentemente, precisamos muito da energia solar... muito mais do que nossa ciência é capaz de entender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens mais lidas da semana

Foro de São Paulo + Marxismo Cultural = Golpe Comunista



vídeos no youtube

Partido Nazista no Brasil, Socialismo e Comunismo - Daniel Coelho
BOLSONARO FALA EM VEADOS E CITA DATENA
PALAVRA ABERTA - COMISSÃO DA VERDADE - Jair Bolsonaro
Entrevista com o Cabo Anselmo no Canal Livre da TV Bandeirantes (1/9)
Entrevista com o Cabo Anselmo ao Dextra
Julio Severo concede entrevista exclusiva ao Dextra
Destruindo chavões socialistas - Leonardo Bruno
Mitos do liberalismo e socialismo - Filipe Altamir
10 anos da morte de Celso Daniel do PT. Lucia Hippolito para rádio CBN
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 1/2
O PT quer dar um Golpe no Brasil - Reinaldo Azevedo pt 2/2
Silas Malafaia em audiência do PLC 122 em 29 de novembro de 2011
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (01/02)
O Drama da Mulher Moderna - Padre Paulo Ricardo (02/02)
Yuri Bezmenov - Marxistas, os idiotas úteis
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos Marxistas
Yuri Bezmenov - A corrupção moral da sociedade pelos marxistas - II


Olavo de Carvalho

Conselho de Olavo aos Brasileiros - Fujam do mundo melhor !!!
A Diferença entre Socialismo e Comunismo
Caetano Veloso e intelectuais de esquerda acordam para projeto totalitário do PT
O PT e o Desarmamento do Brasil
Governo, Farc e Foro de S. Paulo (prof. Olavo de Carvalho)
O Foro de São Paulo e o Neo-Comunismo
True Outspeak - Terrorismo e Foro de São Paulo
Ódio Esquerdista, Vitimismo Negro e Coitadismo Feminino
Escravidão, etnias, miscigenação, cotas raciais, racismo — TO 02/12/09
O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho explica o comunismo completamente (Parte 1)
Olavo de Carvalho explica o regime militar brasileiro
Casamento gay e Caos Jurídico no Brasil
Olavo de Carvalho - O COMUNISMO NO BRASIL É INEVITÁVEL!
Olavo de Carvalho Explica Porque Esquerdista não é Igual a Pessoa Normal